Monitoramento – NOC
O Monitoramento tem como objetivo fornecer visibilidade a respeito do uso do sistema Vegas (processos), bem como do ambiente no qual esta ferramenta está inserida (infraestrutura). Por meio de indicadores gerados pela aplicação e juntamente com um serviço de análise destes indicadores, a Consciência e o cliente têm condições de atuar proativamente com relação a eventuais problemas do dia-a-dia, além de formular soluções em tempo hábil para resolver ou contornar tais situações.
Faz parte do escopo do trabalho:
- Treinar os usuários do sistema a partir de um programa bem definido que contempla conceitos e aplicação prática (hands on) no sistema através de exercícios que ilustram situações do dia-a-dia;
- Preparar o profissional para o exame de certificação nos módulos contemplados no treinamento;
- Fornecer certificados de aproveitamento para cada participante.
Definir junto ao cliente o conjunto de rotinas de monitoramento, bem como sua periodicidade de execução, conforme segmento de atuação. Exemplos a seguir:
- Monitoramento do funcionamento da aplicação Vegas
- Logs de erros da aplicação;
- Desligamento incorreto;
- Queda no acesso aos servidores;
- Queda de banco de dados;
- Monitoramento do uso da aplicação Vegas e seus módulos
- Execução do fechamento/exportação de caixa para servidor (varejo/cinema)
- Execução do envio diário (cinema)
- Execução do envio arquivo de SPED (varejo/cinema/indústria)
- Realização de redução das impressoras fiscais (varejo/cinema)
- Monitoramento do ambiente e infraestrutura
- Testes de desempenho de banco de dados;
- Testes de processamento local;
- Testes de acesso à rede e servidores;
- Serviços MyService ativo (tarefas agendadas);
- Instalar o módulo de monitoramento,bem como configurar interfaces de visualização(gadgets, dashboards e disparo de emails);
- Treinar o responsável pela infraestrutura do cliente para uso adequado da aplicação;
- Fornecer suporte ativocom a finalidade de oferecer um nível diferenciado de serviçopor meio de contatosdo departamento de Service Desk junto è equipe de TI do cliente ou responsável;
- Viabilizar a criação de novas rotinas de monitoramento ou visualizações dos indicadores, conforme necessidade do cliente (necessário orçamento).
Benefícios
Perfil dos Profissionais
Forma de contratação
FAQ
Para contratação do serviço de monitoramento, é necessário ter um contrato de Suporte Service Desk com a Consciência?
Sim. As horas relacionadas ao atendimento ativo de monitoramento são descontadas deste contrato.
Em caso de algum problema com o acesso ao meu banco de dados, a Consciência faz contato diretamente com minha área responsável para correções?
Sim. Qualquer alerta crítico é comunicado o quanto antes possível para a área responsável do cliente.
A partir dos dados gerados pelo monitoramento, a Consciência toma alguma ação corretiva automaticamente em caso de problemas?
Não, o monitoramento tem a função principal de alertar e fornecer informações. A partir de análises preliminares dos dados coletados, são definidas e planejadas junto ao cliente ações corretivas.
Em minha empresa utilizo outras aplicações. O monitoramento se aplica a essas ferramentas também?
Não, o monitoramento tem como foco o uso da ferramenta Vegas, bem como a infraestrutura na qual o sistema está inserido.
Quais os requisitos necessários para implantação do Monitoramento?
Os requisitos necessários são:
a) possuir o ERP Vegas devidamente licenciado e instalado na máquina que se pretende monitorar. Exemplos: Terminal de usuário, máquina servidora de banco de dados ou máquina servidora de aplicação.
b) possuir acesso à internet na máquina monitorada. Para aumento de segurança, pode ser combinada com o responsável pela TI do cliente a liberação somente do endereço e porta necessários para a comunicação dos dados monitorados.